sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é PIBID?

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da CAPES/MEC - tem por objetivo apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, visando aprimorar a formação docente, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da Educação Básica.
São objetivos do PIBID - Feevale:
  • Qualificar a formação de professores nos cursos de licenciatura envolvidos, a partir da inserção dos alunos Bolsistas nas escolas públicas da região, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica.
  • Elevar a qualidade das escolas de Educação Básica participantes do projeto, observando-se os resultados das avaliações internas da instituição, bem como das avaliações externas, especialmente na Prova Brasil, Provinha Brasil e IDEB.
  • Desenvolver nos alunos bolsistas o senso crítico, o espírito investigativo, a criatividade, a partir do contato com o cotidiano das escolas e com professores experientes e da oportunidade de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso.
  • Mobilizar as escolas públicas participantes do projeto para que contribuam com a formação de futuros docentes a partir da atuação como co-formadores no âmbito do PIBID.
  • Possibilitar a constante avaliação e qualificação dos cursos de licenciatura a partir das demandas e contribuições que possam emergir das ações desenvolvidas no PIBID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário